A evolução do Scooby-Doo!


Amanhã é um dia muito especial para os doonatics! No aniversário do Scooby-Doo sempre bate aquela nostalgia e lembranças desse desenho que marcou tanto a nossa infância. E pra comemorar, hoje eu trago um mega post, falando sobre os anos iniciais do desenho, até os dias atuais. Saiba tudo sobre a origem do desenho, bem como as séries que foram lançadas ao longo dos anos, e fique por dentro de algumas curiosidades.

A Origem (1969)
Inicialmente, Fred Silverman, responsável pela programação da CBS na época, tinha planos para criar diversos novos shows, e revitalizar às manhãs de sábado do canal. Após levar The Archie Show ao ar, Silverman buscava um novo desenho, e a ideia inicial era uma banda de rock adolescente, resolvendo mistérios entre seus shows. Com o tempo, alguns conceitos foram revistos, e descartaram a ideia de um grupo musical, adicionaram Scooby-Doo como o protagonista, e deram um tom mais leve e menos sombrio aos mistérios. E assim nasceu Scooby-Doo!

Confira abaixo uma entrevista com Iwao Takamoto, um dos idealizadores do desenho, onde ele fala um pouco sobre o desenvolvimento do que veio a se tornar um dos melhores desenhos de todos os tempos!


Vejam também esse vídeo,  um especial do canal Você Não Sabia?, contando nos mínimos detalhes toda a história por trás do show. Vale muito a pena assistir,  lá ele fala sobre toda história e algumas curiosidades a respeito do desenho, se você é fã de carteirinha, não deixe de dar uma olhada.



Scooby-Doo, Cadê Você?, Os Novos Filmes de Scooby-Doo, e The Scooby-Doo Show!


E no dia 13 de setembro de 1969, foi ao ar o primeiro episódio do show, Scooby-Doo, Cadê Você?, elevando a audiência da CBS na época, e se tornando um sucesso de audiência e público. A fórmula dos episódios era simples, porém inovadora para sua época. Basicamente, em cada episódio a turma estava viajando com a vã, em busca de diversão, seja em festas, festivais de música, circos, etc, quando se deparam com algum monstro ou fantasma que assombra um determinado local. A partir daí eles buscam pistas que possam ajudá-los a solucionar o mistério, e desmascarar o monstro.

Após duas temporadas, com 25 episódios no total, estreou-se uma nova série, Os Novos Filmes do Scooby-Doo, onde os episódios eram um pouco mais longos, com aproximadamente 40 minutos, e trazia um tipo de crossover (isso mesmo, a moda dos crossovers não é de agora, kkk), com famosas celebridades e personagens da própria Hanna-Barbera na época, como A Família AddamsBatman e RobinSandy DuncanOs três patetas,Globetrotters, entre muitos outros. Essa série possui duas temporadas com 24 episódios.

A terceira série intitulada O Show do Scooby-Doo estreou em 1976, e contou com três temporadas, totalizando 40 episódios. Essa série se assemelha muito a  Scooby-Doo, Cadê Você?, porém possui algumas diferenças, como por exemplo a participação de alguns primos do Scooby, durantes os episódios, como o assustado Scooby-Dão e a doce Scooby-Dee. É uma das séries mais lembradas e amadas pelos fãs, e a minha segunda preferida! Uma curiosidade: alguns consideram a terceira temporada do Show do Scooby-Doo, como na verdade a terceira de Scooby-Doo, Cadê Você?.

A Era Scooby-Loo
Em 1979, um novo integrante se juntou a turma da mistério s/a! Scooby-Loo, o pequeno e corajoso sobrinho de Scooby-Doo trouxe mais comicidade e trapalhadas para o desenho. Diferente de seu tio, Scooby-Loo era corajoso, e vivia entrando em perigo, por confrontar os terríveis monstros que apareciam no caminho da turma. A sua primeira aparição foi na série Scooby-Doo e Scooby-Loo.

Nos anos seguintes, foram produzidos diversos episódios (ou curtas) que possuíam uma duração de 7 a 10 minutos, e contava as aventuras de Scooby-Doo, Salsicha e Scooby-Loo. Diferentemente das outras séries, a aparição de Fred, Daphne e Velma é recorrente, tanto é que eles não aparecem na maioria dos episódios. Esse foi um dos fatores, que fez com que muitos fãs não curtissem muito essa fase. Uma curiosidade, é que nessas séries de curtas, diferente das séries clássicas, os fantasmas que aparecem nos episódios, muitas vezes eram reais, e não alguém por trás da máscara.

Já em Os Novos Mistérios de Scooby-Doo e Scooby-Loo, Daphne retorna para o elenco fixo, e os episódios se assemelham mais a série original, mas ainda sim, com uma duração bem menor que os clássicos, contando com apenas 11 minutos.

Os 13 fantasmas do Scooby-Doo
Em 1985, todo o conceito do desenho foi reimaginado. A proposta dessa série é bem diferente de tudo que tínhamos visto até então. Após libertarem acidentalmente 13 fantasmas de uma arca enfeitiçada, Salsicha, Scooby-Doo e Scooby-Loo, Daphne e Flin Flan precisam recuperá-los e prendê-los novamente, antes que eles espalhem o caos. Essa série conta com a participação especial do personagem Vicent Van Ghoul (baseaso em Vicent Price), que mais adiante, aparace na série Scooby-Doo Mistério S/A (2010-2013), mas esse é assunto para um outro post. Ao todo, a série contou com 13 episódios.

Curiosidades:
  • O Flin Flan, também aparece em Scooby-Doo Mistério S/A, como uma estátua, no museu de assombrações em Baía Crystal. Tudo se tratou de uma brincadeira dos produtores da série com o personagem, "o enviando para a prisão", já que ele teve uma recepção negativa e por ter sido um personagem principal em Os 13 fantasmas do Scooby-Doo.
  • Apesar de 13 fantasmas terem sido libertados, até o último episódio da série, apenas 11 haviam sido capturados.


O Pequeno Scooby-Doo

Voltando as suas origens, em 1988 estreava a série O Pequeno Scooby-Doo, onde Fred,Daphne e Velma voltavam a ser personagens regulares, e o Scooby-Loo já não estava mais presente no show. A proposta dessa nova série era contar a história das crianças intrometidas ainda em seus primeiros anos, na infância. Uma das curiosidades dessa série é o fato de Velma possuir menos falas, e ser um pouco mais introvertida, mas sempre procurando pistas e resolvendo os mistérios antes do resto da turma. Essa também foi a primeira série a mostras a terra natal dos garotos intrometidos, uma cidade chamada Vila Legal, que viria a ser melhor conhecida alguns anos depois nos dois live-actions lançados no cinema.

Sem dúvidas, ficou na memória de muitos fãs! Relembre também a abertura da série, com uma boa dose de nostalgia!



O Que Há de Novo, Scooby-Doo? (2002-2006)
Após O Pequeno Scooby-Doo, a produção de séries animadas ficou parada por um tempo. Mas, em 2002, a Warner lança uma novíssima série, com conceitos e visuais atualizados, e com diversos aspectos dos anos 2000. Os episódios envolvem mistérios tecnológicos e aventuras ao redor do mundo.

Foram 3 temporadas, com 40 episódios no total. Essa, sem dúvidas, é uma série muito querida e admirada pelos fãs, e marcou a infância de muitas pessoas, com certeza, me lembro que eu assistia muito, pois naquela época passava direto no SBT (e até hoje passa!), e tinham os DVD's e brinquedos, enfim, essa é realmente uma série especial.

A leve mudança nos visuais ficaram muito boas, e o desenho ganhou um tom mais colorido e dinâmico. As histórias também ganharam alguns aspectos cômicos e piadas, que nem sempre davam certo, eu admito, mais era muito divertido.

Curiosidade: A banda Simple Plan canta o tema de abertura da série, e os integrantes também participaram de um episódio na segunda temporada da série, A Banda Simple Plan e o Maluco Invisível (2x08).

Bônus! Confira uma entrevista com a turma do Scooby-Doo, lançada em 2005 como um extra no DVD do filme Aloha, Scooby-Doo!


Salsicha e Scooby-Doo Atrás das Pistas (2006-2008)
Bem, sem prolongar muito, pois sei que essa é uma série que não traz boas lembranças pra maioria dos #doonatics, falaremos um pouco sobre esse show.

Após O Que Há de Novo, Scooby-Doo?, os produtores trouxeram um novo conceito para o desenho, mais uma vez, Fred, Daphne e Velma se tornam personagens secundários, e Salsicha e Scooby vivem suas próprias aventuras, separadamente. Diferentemente das outras séries, onde apesar de tudo, o foco ainda era resolver mistérios sobrenaturais, essa série estava mais para Os Dois Espiões Demais, onde a nossa dupla de comilões precisa resolver o mistério em torno do desaparecimento do tio de Salsicha, e lutar contra um vilão que quer roubar a fórmula dos biscoitos Scooby, que inclusive dão poderes ao nosso detetive canino. Evidentemente, é bem diferente da ideia original do Scooby-Doo.

A série foi finalizada com duas temporadas, com um total de 26 episódios.

Scooby-Doo Mistério S/A (2010-2013)
Ahh, o glamour, suspense, romance e, o que claramente não podia faltar: MISTÉRIOS! Esse show pode ser considerado por muitos fãs como o segundo melhor, perdendo apenas para o clássico, Scooby-Doo, Cadê Você?. A continuidade de história entre os episódios é um ponto forte dessa série, e o drama entre o relacionamentos entre os personagens, empolgaram o público, e elevou a audiência do Cartoon Network na época de sua exibição.

Na história, a turma do Scooby-Doo vive em Baía Crystal, a auto-proclamada "cidade mais assombrada da Terra". Lá eles resolvem seus primeiros mistérios, quando se deparam com um verdadeiro enigma, que os leva a uma longa jornada, para juntar às peças do quebra-cabeça. Foi realmente uma série inesquecível. Com 2 temporadas e 52 episódios, o público pede mais, e torcem por uma terceira temporada.

Vamos relembrar agora abertura da série, que sem dúvidas, ficou na memória dos fãs!


Relembre também a abertura alternativa, lançada na segunda temporada da série, com Marcie, substituindo a Daphne temporariamente.


Que Legal, Scooby-Doo

Lançado em outubro de 2015, esse novo show trouxe um tom mais leve e cômico para o desenho. A turma do Scooby está viajando durante o verão, caçando novos mistérios e aventuras. Daphne ficou mais extrovertida, sem falar nas piadas e muitas outras características que foram adicionadas a série. Dividiu a opinião de muitos fãs.

A série será concluída com 2 temporadas, em um total de 52 episódios. Atualmente o show se encontra em hiatos, mas a expectativa é que em breve tenhamos mais notícias e possamos acompanhar os últimos episódios da temporada.

Nova série?

Como foi dito recentemente aqui no blog, uma nova série está sendo produzida. É possível que se chame Scooby-Doo! Guess Who? (Scooby-Doo! Advinhe Quem?). Como a produção ainda se encontra em fase inicial, ainda não foram liberadas muitas informações sobre o enredo. A expectativa é de que tenhamos mais informações em breve. Também já foi confirmado que o Batman fará uma participação nesse novo show.

E esse foi o mega post de hoje! Espero que vocês tenham curtido, e conhecido um pouco mais sobre a história das nossas crianças intrometidas. E fiquem ligados em nossas redes sociais para mais novidades! 





Compartilhar no Google Plus
    Blogger Comment

1 comentários:

  1. Cara, tenho 46 anos e sou fã do Scooby Doo até hoje. Tenho Scooby-Doo Cadê você e o Show do Scooby-Doo em DVD e sempre assisto. Sou fã também da Mistério SA que ainda passa no Boomerang às 23 h e as 4:30 da madruga kkkk. Post muito bacana esse! Um viva para os 48 anos do Scooby!

    ResponderExcluir

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial